domingo, 8 de dezembro de 2019

Dia 17/10/2019

1º AULA

Supervisora: Vânia 
Professora: Andreia Souza
Nome da escola: E.E.E.F Dr. Jorge Guilherme Moojen
Pibidianos:  Márcia Bertuol Tonin
Turmas: 1° ano
Horário: 09:00hs as 11:30hs


Inicio, mais um grupo de ensino fundamental, na Escola Moojen, desta vez. O projeto será o mesmo que conclui na Escola Alvaro de Moares, os medos da Chaupezinho de todas as Cores. Baseado no livro da fábula Chapeuzinho Vermelho; Chico Buarque de Holanda e Ziraldo escrevem o Livro infantil Chapeuzinho Amarelo, que relata a vida de uma menina que tem medo de tudo. Eles por sua vez viram que o livro poderia se transformar em um vídeo, e foi o que fizeram, 13 deles. Assisti a todos. 

Como em todas as primeiras aulas, pergunto aos alunos "Vocês sabem o que é teatro?" "Alguém já participou de uma peça de teatro? Alguém já assistiu uma?" As respostas são diversas, mas em sua maioria , eles não fizerem e nem sabem como é um teatro. 
Então, enquanto ministro o processo criativo e corporal das aulas, também falo e mostro sobre a História do teatro. Incentivo a irem há um teatro.

Nesta turminha legal, tenho a intenção de levá-los para assistir uma peça infantil na FUNDARTE, conversei com a prof. Andréia , e ela achou ótimo. Fiquei de verificar junto a Fundarte uma peça que estivesse em cartaz para eles assistirem, e assim combinar com a Direção da Escola e com os pais. Eles vibraram com a ideia. 

Olhei para aqueles sorrisos, que estavam esperando os jogos que iriamos fazer naquele dia, então o primeiro foi Quem eu sou, pra minha surpresa todos tinham um conceito sobre si mesmo. Depois Perguntei como eles viam a escola? É um lugar de estudar, brincar, aprender, ter futuro, foram estas as respostas. O que querem ser? Policia, professor, médica, engenheiro, carpinteiro. 

Slade é o precursor do teatro criativo, definindo sua terminologia jogo dramático infantil como: “uma forma de arte por direito próprio, não é uma atividade inventada por alguém, mas sim o comportamento real dos seres humanos.” Segundo ele, o jogo dramático “é uma parte vital da vida jovem. Não é uma atividade de ócio, mas antes a maneira de a criança pensar, comprovar, relaxar, trabalhar, lembrar, ousar, experimentar, criar e absorver” (SLADE, 1978, p.17).

Assim, jogamos o Jogo da bolinha, de várias maneiras, 1º jogam a bola pra cima e gritam o nome de um colega, depois o jogo da contagem 1,2,3,4,....; após o Jogo das cidades, cada um fala o nome de uma cidade depois joga para o colega. Mostrei para eles o que é um teatro, através das imagens do computador da profe. Adriana. O P, 7 anos, pediu para apresentar para eles um teatro de fantoches. Prometi que faria , assim que pudesse. 

Infelizmente o tempo voa quando estamos focados no que fazemos com amor, e já estava na hora de ir para casa. Eles são pequenos então eles saem 20minutos antes que as outros anos. 
Encerramos com um forte abraço em grupo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário