terça-feira, 3 de dezembro de 2019


Dia 12/09/2019

4º Aula
Escola Estadual de Ensino Fundamental Cel. Alvaro de Moraes

Supervisora: Prof. Agata Tejada
Coordenadora: Ms. Marli S. Carrad Sita

Turma: 4º ano
Turno: Manhã
Horário: 08:30hs às 11:30hs


Uma das propostas da Educação Infantil é integrar e estreitar a relação de afeto e comunicação entre as crianças, promovendo um convívio social sadio e harmonioso.A dramatização enriquece a aprendizagem, desenvolve a linguagem oral e corporal, contribui na socialização e no crescimento cultural das crianças.

Pensando assim, inicio mais um dia de aula na escola Alvaro Moreira, para os meus pimpolhos do 4º ano. Hoje é dia de decisões, vou trabalhar a empatia, a gentileza e as diferenças. 

Para iniciar cantamos nossa canção Bom dia amigo, que eles amam. Até então tenho permitido fazerem duplas por sua livre escolha, hoje eu escolho as duplas. As cenas de improvisação sobre ações de família, também foi da escolha deles, hoje eu formo os grupos para iniciar as encenações da Chapeuzinho de Todas as Cores. Como havíamos combinado no primeiro dia de aula, teríamos um dia de gentilezas, e hoje é o dia. 

Já na musica de saudação, troco as duplas, e a gente ouve "Ai, profe. ...." algumas vezes. Também visualizo a rejeição estampada na carinha de alguns e braços cruzados, evitando se tocar (Explico: na música Bom dia amigo todos tem que se dar a mão em cumprimento.),  peço stop, e pergunto o porque daquela atitude e a resposta foi: "Profe. ele não é meu amigo, ele é só meu colega!" Eu pergunto "Tu sabe a diferença de amigo para colega?" Resposta? "Não profe. o meu pai diz isso pra mim." Eu respondo: "Sim, teu pai não está errado, o amigo é aquele que a gente tem afinidade e simpatia , que é companheiro, o colega é aquele que trabalha contigo, está na mesma sala de aula mas não convive contigo, só em alguns momentos, como agora. Isso não significa que ele é uma pessoa má, ou diferente de ti. Somos todos iguais." E cantamos novamente o Bom dia Amigo, com todos se cumprimentando.

O aquecimento foi o Jogo do Pandeiro, a cada toque no pandeiro trocam de ação. Todos pelo espaço, um toque todos sentam e fazem uma careta, 2 toques fazem uma ação, 3 toque dão gargalhadas, 5 toques fazem uma roda. Na roda um toque fazem uma ação orientada por mim, dois toques jogam o jogo do corifeu, um aluno faz a ação e todos tem que copiar, assim que todos copiarem troca o corifeu. Este jogo exigiu atenção e muita criatividade na improvisação. Todos se saíram muito bem na direção, tanto que ao fim do jogo queriam mais.  Mas infelizmente o tempo é curto, e precisávamos tomar algumas decisões.

Todos sentados em suas classes, que já havíamos colocado no lugar novamente, peço que escrevam em um papel qual o personagem dos vídeos da Cahpeuzinho de todas as cores haviam se identificado, e todos entregaram os papeizinhos. Muitos lobos, várias chapeuzinhos, alguns figurantes. Como a turma era de 31 alunos , dividi em grupos de 6 alunos, no entanto seis alunos haviam dito que participariam das aulas, mas não queriam se apresentar. Deixei a vontade pois não se obriga ninguém a fazer teatro, estes entram no jogo no momento que quiserem. Entreguei à eles os títulos dos videos que achei relevante , pois seriam 13 apresentações, no entanto o tempo de ensaio era curto, então reduzi para seis títulos. Todos aceitaram sem reclamar, estavam eufóricos para se apresentar. Não podia deixar aquele vontade de ir ao palco passar em branco. 

Bem personagens separados, grupos divididos, figurino, resolvido, cenário ficou por minha conta, sonorização também. Decisões tomadas em conjunto. Para este dia só faltava uma coisa. Analisar se todos haviam sido gentis com os colegas e amigos. Um por um foram relatando suas gentilezas, os que tinham e os que não tinham também. Um aluno disse "Profe. eu emprestei meu apontador ao amigo quando ele pediu, mas ele não pediu por favor, e nem me agradeceu!" Eu pergunto para o amigo: "Porque não foi gentil com seu amigo?"
Ele respondeu"Profe. ele é meu amigo, não preciso falar assim com ele". Respondo: "Aí tu estás enganado! Não é porque ele é teu amigo, que não precisas falar com ele assim, bem pelo contrário é por ele ser teu amigo que tu tens que falar com ele desta forma. Gentileza, gera gentileza." Desta colocação gerou-se um falatório, todos queriam reclamar de alguém, da mãe, do pai, do irmão, da tia, do primo, do colega, etc....

Neste clima, encerrei a aula com um abraço coletivo. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário