terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Dia 19/09/2019

5º Aula
Escola Estadual de Ensino Fundamental Cel. Alvaro de Moraes

Supervisora: Prof. Agata Tejada
Coordenadora: Ms. Marli S. Carrad Sita

Turma: 4º ano
Turno: Manhã
Horário: 08:30hs às 11:30hs


Sabemos que as crianças estão em constante desenvolvimento e que o teatro serve para eles como uma forma de aprimorar a criatividade, suas habilidades e é por isso que existe vários estudos e teorias que apoiam o uso do teatro na escola.

Pode-se dizer que a criança não se desenvolve plenamente sem fazer a arte do teatro, de uma ou de outra forma a criança representa com o teatro muitas de suas aventuras e assim desenvolve seus conhecimentos e suas habilidades. Por isso “a arte tem sido proposta como instrumento fundamental de educação, ocupando historicamente papéis diversos, desde Platão” (PCN, 1993, p. 83).
Pensando assim, hoje vou para escola com o plano de aula focado nos medos das crianças ou os seus lobos, a influencia desses e a solução para saná-los. Antes de iniciar a aula, nossa canção de cumprimento aos colegas, arrumação da sala para transformar a sala num palco, cobro as cenas dos medos escolhidos que foram: O escuro, Medo de falar com quem se gosta, Dia de competição e O primeiro dia de aula. As questões a serem resolvidas eram: O que sinto no escuro? O que vejo no escuro? Como representar o medo? 
As cenas exigiam uma dramaturgia escrita, eles entregaram suas dramaturgias ou melhor seus textos, apresentaram suas cenas . Após apresentarem, pedi que repetissem um por vez, e iniciei a direção. Cada experiencia possui caráter único, pois mesmo que se repita uma mesma ação várias vezes, a cada repetição uma experiência nova está sendo vivenciada, uma vez que as experiencias estão repletas de sensações, e segundo James, em seus estudos realizados na obra Princípios de Psicologia(1980): 
Cada sensação corresponde a alguma ação cerebral. 
Para uma sensação idêntica ocorrer, teria de ocorrer 
uma segunda vez em um cérebro imutável. 
Mas como isso, falando estritamente, é uma 
impossibilidade filosófica, também é impossível 
uma sensação imutável, pois para toda 
modificação cerebral por menor que seja , 
deve corresponder uma mudança de igual
 valor na sensação que o cérebro produz.
 (JAMES, 1974 (1980), p.55)
Cada cena, foi repetida várias vezes , e fui sugestionando minha concepção, algumas idéias eram aceitas outras não. A construção da cena melhorada foi em conjunto. Enquanto eu orientava as crianças em suas cenas, alguns foram percebendo que o Lobo representava o medo, então A, 10 anos, colocou "Profe. agora eu sei porque existe um bolo com a cara do lobo no final das cenas!", eu respondi: "É , e qual é o significado?" Ele responde: "O Bolo com cara de lobo representa o medo superado! Aí a gente como o medo e ele morre!". "É isso mesmo A, obrigado por esclarecer esta incógnita."
Para encerrar a aula, já com as mesas reorganizadas, finzinho da aula eu questiono os alunos: Gente se o medo é o bolo com cara de lobo, e no fim a gente come ele, o que esta atitude significa?
Foi uma avalanche de respostas, todos levantaram a mão para falar. Tive que escolher uma só , pois todos tinham a mesma resposta. S, 10 anos, "Profe. significa que a gente tem que enfrentar o medo e transformar em coragem." 
Encerrei a aula com nosso habitual abraço coletivo. 

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